Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

23/08/2017

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

O filme Rio da Dúvida está sendo gravado com 80% das cenas em terras do Estado de Rondônia. Lançamento do longa está previsto para 2018.

Para contar a história de dois desbravadores, Marechal Cândido Rondon e Theodore Roosevelt, duas produtoras do Rio de Janeiro (RJ) estão na área rural de Espigão D’Oeste (RO), município a 539 quilômetros de Porto Velho, filmando cenas para o filme 'Rio da Dúvida'. O longa contará a história da expedição Científica Roosevelt-Rondon (1913-1914). O filme que começou a ser produzido em 2016 deverá estar nas telas do cinema no primeiro semestre de 2018.

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

Para que a logística de gravação fosse possível, toda a equipe de produção se dirigiu a área rural de Espigão D’Oeste, onde foi montado o set de gravações e o cenário fica a uma distância aproximada de 100 quilômetros da cidade, em estrada de chão. A equipe ficou alojada em uma fazenda vizinha a Reserva Indígena Roosevelt, o local tem como protagonista o Rio Roosevelt, com suas corredeiras, pedras aparentes e ladeado pela exuberante Floresta Amazônica.

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

O roteirista do filme, Mário César Cabral, avalia que a história de Rondon é muito grande, por isso decidiram contar apenas um dos episódios. O longa será gravado 80% no Estado de Rondônia. As filmagens começaram em Vilhena (RO), atravessam Espigão D’Oeste, até entrar no Mato Grosso.

“Neste filme vamos contar quando o ex-presidente Roosevelt veio ao Brasil e chamaram Rondon para acompanhá-lo durante uma viagem. Só que Rondon que já estava em Rondônia construindo as linhas telegráficas, não aceitou o convite alegando que não era guia turístico. A negativa deixou o governo brasileiro em uma situação ruim, já que Roosevelt era uma figura mundial”, contou.

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

Para aceitar o convite, Rondon se impôs e disse que só acompanharia Roosevelt se a viagem não fosse meramente turística, mais que tivesse uma missão científica. “Eles partiram para conhecer o Rio da Dúvida, o rio que começava em Vilhena, mas que ninguém sabia onde daria”, contou Mário. O diretor do filme Joel Pazzini, acredita que Rondon é um personagem que ficou ofuscado pela imagem oficial, e o filme mostrará a contribuição dele na criação de Rondônia.

“Rondon é um mito que é muito falado, mas pouco conhecido, as pessoas não conhecem a figura humana, o cotidiano, o contato dele com as nações indígenas. O cinema tem obrigação de recuperar para as novas gerações, tirar esse véu e trazer ele para perto. Rondon teve uma ligação tão forte com o Estado, que depois originou o nome de Rondônia”, destacou Pazzini. 

Rodolfo Vaz interpreta o personagem principal do filme, ele conta que a experiência de trabalhar em meio a floresta Amazônica, é cansativa, porém fascinante. “É complexa a história do Marechal, ele fica muito escondido atrás do militar que foi, mas este homem foi um dos maiores desbravadores do mundo, andando mais de 70 mil quilômetros a pé, de burro, de cavalo, de canoa, então é muito gratificante revisitar as margens do Rio da Dúvida, onde há registros documentais de 1913, e agora, em 2017 passar novamente revivendo essa história”, contou.

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

A figura que acompanhou Rondon durante toda a expedição e também é um personagem importante na história do Rio da Dúvida, é Roosevelt, que está sendo interpretado por Xando Graça. Ele conta que o trabalho começou em 2016, quando filmaram na região de Vilhena, Campo Novo dos Parecis (RO) e Comodoro (MT).

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

“O que eu acho mais bacana é a oportunidade de mostrar o Brasil, que é enorme, lindo e com belezas. Rondon foi um grande brasileiro, foi uma figura importante, então eu estou muito satisfeito de fazer parte deste filme. O Estado de Rondônia é muito lindo”, elogiou Xando. Entre os patrocinadores do filme está o Governo do Estado de Rondônia, que doou para a produção o valor de R$ 300 mil. O Superintendente da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) Júlio Olivar, esteve em Espigão acompanhando as gravações, e para ele esse filme elevará o nome de Rondônia para o mundo.

Aventura de Roosevelt e Rondon será contada através de filme com imagens de Rondônia

“Rondônia é o único estado brasileiro cujo o nome homenageia um herói da pátria, no caso Marechal Rondon. Então esse filme tem uma relevância especial, e será utilizado como material didático-pedagógico. O Governo do Estado acredita que é uma colaboração preciosa para a formação dos estudantes que precisam conhecer essa figura que é o Marechal Rondon e essa expedição”, acredita Olivar. O filme Rio da Dúvida está sendo produzido por duas produtoras cariocas Memória Civelli e a Barra Filmes. A previsão é que a obra seja lançada no primeiro semestre de 2018, durante o circuito nacional de cinema.

Da Redação 
Magda Oliveira
G1 Cacoal e Zona da Mata

Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
UNOPAR_CACOAL