Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

25/08/2017

Produtor rural de Rondônia apresenta safra de café surpreendente

Sebrae e governo de Rondônia levam produtores rurais ao Espírito Santo

Direto de Cacoal, o produtor rural Ronaldo Bento fez parte do grupo que participou da visita técnica a entidades e produtores do Espírito Santo. Lá fez uma revelação surpreendente para técnicos e produtores presentes.

Produtor rural de Rondônia apresenta safra de café surpreendente

Com a experiência de trinta anos em cafeicultura, Ronaldo já possuiu uma propriedade no município de Rolim de Moura, atuou no município de Seringueiras, e hoje vive em Cacoal, produzindo em uma propriedade de um hectare.

Na atual propriedade, Ronaldo produz café a apenas três anos, portanto ainda não fechou o ciclo da plantação. O produtor rural pretende realizar a técnica denominada “poda programada”, isto é, determinou que fará a poda dos pés de café de quatro em quatro anos. De acordo com ele, essa técnica ajuda a criar ramos novos na planta e, com isso, a produtividade aumenta. Ronaldo já fez a poda programada no município de Seringueiras, no qual obteve excelentes resultados. Além disso, ele também tem o cuidado de deixar o espaçamento entre os pés de 2,8 por 1,2 metros.

Produtor rural de Rondônia apresenta safra de café surpreendente

Na propriedade trabalham, com Ronaldo, dois filhos, dois sobrinhos e o irmão que também é sócio. O cafeicultor tem buscado constantemente orientação técnica e, com isso, aprendeu a importância de fazer uma boa gestão da propriedade e da empresa, usando continuamente uma planilha para administrá-las. Portanto, ele analisa todos os custos da produção para identificar o real valor do investimento. Com orientação de um consultor, identificou que tem 80 reais, por saca, de custo da produção.

Junto com outros doze produtores, Ronaldo participou da visita técnica ao Espírito Santo, que é uma referência na produção de café conilon ao ponto do estado ser o segundo maior produtor do Brasil. Essa iniciativa é uma ação do Projeto de Cafeicultura do Sebrae pelo convênio nº 120/PGE firmado entre Sebrae e Suder.

A revelação que causou surpresa a todos foi quando Ronaldo, além de mostrar a importância de uma boa gestão da propriedade, revelou já ter produzido 170 sacas de café. Saiba mais sobre a atuação do Sebrae. A programação dos eventos está disponível em sebrae.ro/agenda ou na central de relacionamento pelo 0800 570 0800. Você pode contratar uma consultoria especializada com subsídio enviando uma mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656.

Da Redação 
Dayan Saldanha 
Sebrae em Rondônia

Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
UNOPAR_CACOAL