Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

20/12/2017

Auto Teste que pode ser feito em casa, para detectar o vírus da AIDS com uso de saliva são liberados no Brasil

A novidade é que, diferentemente do teste liberado em maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os novos usam amostras de saliva e não de sangue A Anvisa liberou novos testes para HIV que podem ser comprados em farmácias e realizados em casa. A novidade é que, diferentemente do teste liberado em maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os novos usam amostras de saliva e não de sangue. O “HIV Detect Oral” e o “Saliteste” são produtos de empresas brasileiras.

Auto Teste que pode ser feito em casa, para detectar o vírus da AIDS com uso de saliva são liberados no Brasil

De acordo com o Vinicius Pereira, farmacêutico da Eco Diagnóstica, uma dessas companhias que produz o autoteste, a vantagem de usar a saliva é evitar o contato de outras pessoas com o vírus da AIDS: “a grande vantagem é não ter problema de contaminação, porque a gente sabe que a contaminação é pelo sangue”.

O teste em casa também pode evitar situações constrangedoras causadas pelo preconceito, como explicou o infectologista do Hospital Emílio Ribas, doutor Jean Gorinchteyn: “o fato de você ter à disposição mais um método é extremamente importante, imagine aquelas pessoas que moram em cidades pequenas que a comunidade se conhece de forma muito próxima. Tem todo um preconceito”.

Os autotestes só conseguem detectar o HIV após três meses de exposição, por causa da janela imunológica. Todos os produtos, tanto os que usam sangue quanto os que usam saliva, funcionam para os dois subtipos do HIV. Se o resultado do teste for positivo, recomenda-se uma confirmação por exame feito em laboratório.

Anunciar no Cacoal NEWS

Da Redação 
Marcella Lourenzetto
Cacoal NEWS

Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
CACOAL_NEWS