Cacoal_NEWS
Capacitação para realizar teste rápido em Cacoal | Cacoal NEWS - Notícias de Cacoal e Região

Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

20 de jul de 2016

Capacitação para realizar teste rápido em Cacoal

Profissionais da área da saúde são orientados sobre como executar o serviço, em Cacoal.

Durante todo o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal está realizando a campanha ‘Julho Amarelo’, que visa diagnosticar pessoas com hepatites virais. Uma das formas de descobrir a doença é através da realização de testes rápidos, que podem ser realizados nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). Para ajudar neste tipo de diagnostico, a Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo uma capacitação para os servidores da saúde, que começou na manhã de segunda-feira (18).

Foto: Magda Oliveira

Além de hepatites virais, através dos testes rápidos também é possível descobrir se o paciente é portador de HIV ou sífilis. De acordo com a coordenadora municipal de imunização Elizete Rangel, o principal objetivo da capacitação é aconselhar os pacientes sobre o tratamento e acompanhamento da doença.

“Nosso objetivo principal é descobrir esses pacientes, caso o teste dê positivo, ensinar como dar de forma correta essa notícia, orientar o paciente sobre o tratamento que deverá seguir, e realizar o acompanhamento desse paciente”, explicou Elizete.

No ano passado o Município de Cacoal realizou cerca de 28 mil testes rápidos. Para o setor de saúde o procedimento tem ajudado no diagnóstico dessas doenças. As pessoas que quiserem fazer o teste, basta procurar uma das oito UBS do Município. “Não precisa de agendamento, basta chegar nas unidades que o teste será feito, quanto antes o diagnostico da doença for descoberto, mais rápido o tratamento será iniciado”, disse a coordenadora.

O resultado do teste rápido fica pronto em 30 minutos e o encaminhamento do paciente para o início do tratamento é feito de forma imediata. A capacitação segue até quarta-feira (20), no auditório do Hospital Regional de Cacoal. Cacoal possui mais de 400 pacientes com hepatites crônicas.

Por Magda Oliveira
Foto Magda Oliveira

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Cacoal NEWS - Notícias de Cacoal e Região | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488