Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

06/08/2016

Simulado de eleição acontece em Ji-Paraná para testar biometria

Apenas eleitores da escola Gonçalves Dias estão convocados a participar. Justiça eleitoral espera mais de quatro mil eleitores entre 8h e 17h.

Um simulado para testar a qualidade do reconhecimento biométrico que será utilizado nas eleições municipais de 2016 acontece no próximo domingo (7) em Ji-Paraná, cidade situada a cerca de 370 quilômetros da capital Porto Velho. Apenas os que votam na Escola Gonçalves Dias, cerca de 4.300 eleitores, foram convocados para a ação.


O simulado acontece na própria escola, no mesmo horário que aconteceria a votação normal, das 8h às 17h. Segundo o chefe de cartório, Marcio da Silva Vicente, o principal objetivo proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é testar a qualidade da biometria. “Recentemente tivemos uma revisão eleitoral com a identificação biométrica dos eleitores. Assim, com a eleição simulada, temos como o objetivo testar essa biometria”, conta Vicente.

Outras cidades do Brasil também realizarão o teste. Ji-Paraná foi uma das cidades sorteadas por, no ano passado, transferir todo o seu processo eleitoral para o biométrico. Marcio reforça que apenas os eleitores que votam na Escola Gonçalves Dias estão convocados a participar.

Assim como em uma eleição normal, existem os casos que são justificados, mas, todos os eleitores que votam na escola são convocados a votar no simulado. “Não há candidatos reais, disponibilizaremos candidatos hipotéticos, que não têm ligação alguma com a realidade e os eleitores vão escolher um deles e votar”, esclarece.

Pâmela Fernandes
Do G1 RO

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Cacoal NEWS - Notícias de Cacoal e Região | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
Cacoal_NEWS