Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

22/02/2018

Bueiros destampados geram problemas e moradores reclamam em Cacoal

Conforme a secretaria, tampas sob medidas estão sendo fabricadas para solucionar o problema. Não há prazo para que o serviço seja feito.

Diversos bueiros abertos em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, estão gerando reclamações aos moradores da cidade por causa do mau cheiro, acumulo de água e o risco de acidentes contantes.

Bueiros destampados geram problemas e moradores reclamam em Cacoal

De acordo com o secretário municipal de bras, Francisco Nóbrega, tampas sob medidas são fabricadas para solucionar o problema. Entretanto, não há prazo para que o serviço seja feito.

Em frente a casa da cabeleireira Dete Vidal, que mora no bairro Novo Horizonte, o bueiro destampado já ocupou quase toda a calçada, danificando o muro e a estética da casa. Além disso o buraco é tão grande que o risco de pessoas caírem dentro é real.

Bueiros destampados geram problemas e moradores reclamam em Cacoal

“Eu possuo um comércio em casa e tenho medo quando minhas clientes vêm até aqui a noite, pois existe o risco de caírem dentro. Outra situação que enfrento são os mosquitos, cheguei a dedetizar minha casa e no mesmo dia já haviam insetos. Já procurei a prefeitura várias vezes para falar desse problema, levei fotos, eles prometem que virão aqui mas nunca vieram, tratam a situação com descaso”, reclama Vidal.

Outro morador que enfrenta o mesmo problema é o lavrador Francisco Ribeiro, morador da Rua José de Alencar desde 1982. Ele conta que há cerca de cinco anos um bueiro próximo a sua casa está destampado. As constantes chuvas fizeram com que o asfalto no entorno do bueiro se danificasse, abrindo uma cratera na rua.

“Eu já vi vários acidentes nesse local, não há uma sinalização. Já vi motoqueiros e animais caírem e até um caminhão ficar com a roda presa dentro desse buraco. Sem contar que o local se tornou um depósito de lixo para a própria população, tornando o espaço criadouro de mosquito da dengue”, reclama o morador.

Em alguns bueiros abertos na cidade é possível ver também uma grande quantidade de lixos espalhados, como televisão e até colchões velhos. Isso torna o problema ainda mais sério, pois causa entupimento, mal cheiro e aumentam os criadouros das larvas do mosquito da dengue.

Sobre esse descarte de lixo nos bueiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) alerta que essa prática é considerada crime ambiental e a pessoa que for pega fazendo esse descarte de lixo irregular poderá responder judicialmente. A pena para esse crime é de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

Bueiros destampados geram problemas e moradores reclamam em Cacoal

Já o secretário municipal de Obras Francisco Nóbrega disse que está ciente do problema e o risco que os bueiros abertos trazem. Porém, afirmou que em algumas situações a própria população tira as tampas dos bueiros para jogarem lixos dentro e que essa situação vem desde a administração passada.

“A prefeitura não sai tirando as tampas dos bueiros, geralmente é a própria população que tira no momento de desespero, quando elas entopem com os lixos que são jogados dentro. Uma equipe de bloqueteamento estão fabricando essas tampas sob medidas, para que esses bueiros sejam tapados em toda a cidade”, garantiu o secretário.

Nóbrega disse não ter prazo para que o serviço seja realizado, afirmando que existem várias demandas no município e a Secretaria de Obras executará conforme a fabricação dessas tampas.


Da Redação
Cacoal NEWS
Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
Cacoal_NEWS