Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

16/02/2018

Rondônia será um dos últimos Estados a receber "Alerta de Desastre" via SMS pela Defesa Civil

O sistema é uma importante ferramenta para salvar vidas e minimizar prejuízos.

Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) serão os últimos estados do Brasil a recebem um sistema de alerta de desastres naturais via SMS do Ministério da Integração Nacional. O objetivo do mecanismo, criado no ano passado, é alertar gratuitamente sobre riscos de inundações, alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos de terra aos cidadãos pelo celular. O sistema é uma importante ferramenta para salvar vidas e minimizar prejuízos.

Rondônia será um dos últimos Estados a receber "Alerta de Desastre" via SMS pela Defesa Civil

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil dos estados e municípios estão trabalhando para implantar o sistema. Para facilitar a implantação, as entidades dividiram em etapas, por regiões, os estados que seriam beneficiados. No caso de Rondônia, a previsão é que até o fim do primeiro trimestre o sistema esteja disponível.

No Brasil, o sistema já funciona no Espírito Santo,  Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. 

O cadastramento - A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”. Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.  

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. O serviço pode ser posteriormente cancelado sem custos, bastando enviar a mensagem CANCELAR para o mesmo número.

Da Redação 
NEWS Rondônia

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Cacoal NEWS - Notícias de Cacoal e Região | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
Cacoal_NEWS