close button
Anuncie
Pequenos negócios relatam suas experiências no Congresso de Inovação da Indústria | Cacoal NEWS | Notícias de Cacoal e Região

Menu Right

Top Social Icons

Anuncie
Anuncie

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Pequenos negócios relatam suas experiências no Congresso de Inovação da Indústria

A nona edição do evento, que acontecerá de forma híbrida nos dias 9 e 10 de março, discutirá temas como inovação aberta, inteligência artificial e 5G.

As possibilidades de inovar e agregar valor aos negócios também fazem parte da realidade das micro e pequenas empresas. Nos dias 9 e 10 de março, empresários do segmento vão compartilhar suas experiências durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que será realizado de forma híbrida, presencialmente em São Paulo e com transmissão on-line para todo o Brasil. As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.congressodeinovacao.com.br/.


A analista de Inovação do Sebrae Olívia Castro destaca que o evento será uma oportunidade para que os empreendedores acompanhem discussões sobre os principais temas de vanguarda do mercado, como inteligência artificial, robótica, 5G. “Todas essas questões impactam o mercado e as micro e pequenas empresas. Hoje não é possível pensar em desenvolvimento e aumento de produtividade sem inovação. Quem não tem essa estratégia na sua empresa, dificilmente vai conseguir sobreviver aos desafios. A inovação se tornou a palavra-chave e um diferencial para os pequenos negócios”, ressalta.

A startup Showkase, que atua desde 2013 no mercado e é especializada em soluções de e-commerce 360º, é exemplo de um pequeno negócio que tem crescido a partir da inovação aberta junto a grandes corporações. Em 2019, com o apoio do Sebrae, a Showkase participou de um projeto de inovação aberta com um grande grupo do varejo nacional que tinha o desafio de digitalizar os lojistas que compravam da marca. “Nós tivemos a oportunidade de nos conectar a partir de um edital de inovação aberta do Sebrae/Senai. Com a expertise e recursos dessa grande empresa e a nossa inovação tecnológica, conseguimos entregar um resultado extremamente estratégico para milhares de lojas no Brasil durante a pandemia”, conta o CEO da Showkase, Jefferson Araújo.

No dia 10 de março, Jefferson será um dos palestrantes do painel “O essencial em estratégias corporativas de inovação aberta”, ao lado do diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, da diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, da gerente de projeto de Inovação da Klabin, Renata Freesz, do CEO do Sosa, Uzi Scheffer, e do diretor da John Deere, Dan Leibfried.

7º Prêmio Nacional de Inovação

Ao longo das seis edições já realizadas, além de premiar as empresas industriais, o Prêmio Nacional de Inovação também reconhece o trabalho de pequenos negócios de todos os setores que conseguiram desenvolver práticas inovadoras em seus processos. As empresas inscritas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Como novidade deste ano, o prêmio conta com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação. Além desses grupos, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.

Nesta edição, foram contabilizadas 2.172 inscrições de todo o país, das quais 978 foram consideradas válidas e avaliadas. A 1ª banca de juízes selecionou 62 instituições que se classificaram para a etapa de validação (entrevista). Uma das empresas semifinalisas para o 7º Prêmio Nacional de Inovação é a Optimal Energy, empresa que tem inovado no mercado de geração de energia no Brasil. A principal solução desenvolvida pela empresa é o Gêmeo Digital, que faz a representação do mundo físico da hidrelétrica no computador. Com o software é possível coletar dados que permitem a previsão de riscos e, com isso, otimizar a operação.

O CEO da empresa, Douglas Vieira, explica que participar na premiação é importante para avaliar o momento do negócio. “É um grande comparativo da empresa com outros negócios para avaliar nosso posicionamento no mercado. Por meio da metodologia do prêmio, ao responder os questionários nós também podemos avaliar os nossos pontos fortes e as deficiências que precisamos melhorar”, comenta.

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de março de 2022, na noite anterior ao 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. A premiação inclui duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Todos os inscritos no prêmio vão receber um relatório personalizado e gratuito, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade. A premiação é idealizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), correalizado pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 Por: Redação

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

Responsive Full Width Ad