Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Trânsito

Alerta laranja de chuvas intensas é emitido para Cacoal e mais 9 cidades em RO

alerta-laranja-de-chuvas-intensas-e-emitido-para-cacoal-e-mais-9-cidades-em-ro

Um alerta laranja de tempestade foi emitido neste domingo (4) para mais da metade de Rondônia, e para os estados do Amazonas, parte de Mato Grosso, Pará e Goiás e Tocantins.

O alerta laranja é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indica um grau de perigo para chuvas intensas. Conforme indica a previsão, durante a noite e início da manhã de segunda-feira (5) é previsto um volume de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.

Veja no mapa a área de alerta laranja:

Em Rondônia, o alerta laranja vale para cidades ao norte, região central e sul do estado, como:

  • Porto Velho
  • Ariquemes
  • Alto Paraíso
  • Cacoal
  • Ji-Paraná
  • Jaru
  • Guajará-Mirim
  • Ouro Preto do Oeste
  • Jaru
  • Vilhena

A capital Porto Velho já registrou chuva intensa durante a manhã e tarde deste domingo. O tempo segue nublado e a temperatura máxima durante a tarde foi der 26°C.

Nas localidades mencionadas pelo Inmet, é previsto que os ventos atinjam até 100 km/h, aumentando o risco de ocorrências como cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet aconselha que, diante de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao perigo de descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de descargas elétricas, recomenda-se desligar equipamentos elétricos e o quadro de energia.

LEIA MAIS

Rondônia: Mulher morre em residência após chegar dizendo que ia para o Carnaval com amiga

Cantor e gerente da Casa da Lavoura são as vítimas fatais de acidente na BR-364

Estado Vizinho a Rondônia, mais de 60 pessoas estão internadas com COVID-19; 11 morreram em janeiro

Rondônia: Produtor Rural pioneiro na criação de avestruzes é encontrado morto; corpo tinha marcas de munição explosiva

Adolescente de 15 anos é a segunda vítima do acidente que vitimou vereador na RO-464

Jovem de 21 anos baleado no interior de RO, teve irmão e primo assassinados na mesma rua quando ainda era adolescente

Como se proteger da forte chuva

Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:

Em casa 🏠

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.

Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.

Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.

Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.

No trânsito 🚗

Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.

Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.

Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.

Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos.

Fonte: g1 ro

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Rondônia

Acidente fatal na BR-364 em Ji-Paraná: Motorista perde a vida após colisão com carreta. Detalhes aqui.

Cacoal

Um jovem enfrentou um acidente grave na tarde deste domingo na Rodovia 208, nas proximidades da pitoresca Lagoa Azul, em Cacoal.

Cacoal

Casal de idosos envolve-se em acidente de carro em Cacoal após confusão nos pedais.

Cacoal

Acidente trágico em Cacoal resulta na morte de Leonilton Gomes de Souza, eletricista de 40 anos, após colisão com carreta.

Publicidade