Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Viral

Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença serão liberados pelo INSS por telemedicina; entenda

aposentadoria-por-invalidez-e-auxilio-doenca-serao-liberados-pelo-inss-por-telemedicina;-entenda

O INSS agora oferece serviços de telemedicina para auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade e BPC a fim de diminuir filas. Confira!

Uma notícia importante para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. O órgão informou que irá disponibilizar serviços como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), utilizando a telemedicina.

Dessa forma, o sistema permitirá a realização de perícias médicas por meio de consultas online. Continue a leitura para mais informações!

Novas diretrizes para a concessão de benefícios do INSS

A informação foi divulgada através de uma portaria do Ministério da Previdência Social, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (07). O objetivo desta medida é minimizar o acúmulo nas filas para perícia médica.

Sendo assim, de acordo com o documento, as consultas online serão implementadas em agências da Previdência Social onde a presença de peritos médicos é problemática, onde o tempo de espera é prolongado, e nas unidades onde a tecnologia permite a realização de consultas online.

Avaliação dos especialistas sobre a medida

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

Especialistas em Previdência disseram à Folha de S. Paulo que consideram a medida um progresso, pois irá beneficiar quem vive em áreas remota. A iniciativa também diminui o congestionamento no INSS e na Justiça.

Segundo a especialista em Previdência, Adriane Bramente, a perícia médica precisa ser modernizada, pois é o grande entrave na Justiça, especialmente no que diz respeito ao benefício por incapacidade.

Por sua vez, o advogado Rômulo Saraiva, especialista em Previdência, vê com bons olhos a medida do órgão, mas alerta para a necessidade de cautela contra fraudes e a seleção adequada do tipo de casos que ainda precisarão de perícia presencial.

Desafios e cuidados na implementação da telemedicina

Ainda de acordo com Saraiva, o INSS já tornou mais flexível com o Atestmed, e a perícia online será mais assertiva do que o Atestmed. No entanto, em alguns casos, ainda será necessário o atendimento presencial. A regulamentação deverá ser aprimorada para uma melhor adequação.

Veja também:

Clientes do banco Inter ficam em apuros ao descobrir sumiço de valores investidos; entenda

Dessa forma, a implementação da telemedicina pelo INSS pode ser um grande avanço para os cidadãos que precisam acessar esses serviços, embora ainda existam questões a serem resolvidas.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.
Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Rondônia

Acidente fatal na BR-364 em Ji-Paraná: Motorista perde a vida após colisão com carreta. Detalhes aqui.

Cacoal

Um jovem enfrentou um acidente grave na tarde deste domingo na Rodovia 208, nas proximidades da pitoresca Lagoa Azul, em Cacoal.

Cacoal

Acidente trágico em Cacoal resulta na morte de Leonilton Gomes de Souza, eletricista de 40 anos, após colisão com carreta.

Cacoal

Casal de idosos envolve-se em acidente de carro em Cacoal após confusão nos pedais.

Publicidade