Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Vídeos

Procon obrigou Havan a colocar geladeiras em promoção? Entenda

Saiba mais sobre a ação do Procon que obrigou a Havan a oferecer geladeiras em promoção. Essa história é verdadeira?

O golpe do desconto usando a imagem de Luciano Hang e o Procon para enganar nas redes sociais é um exemplo alarmante do problema das notícias falsas. Nesse esquema, uma publicação fraudulenta afirma que o Procon obrigou a Havan a realizar uma promoção de geladeiras Electrolux devido a um erro de anúncio no Natal, e que Luciano Hang estaria divulgando a promoção.

Essas informações são completamente falsas e têm o objetivo de enganar as pessoas, fazendo-as acreditar em uma promoção inexistente. Assim, é importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhar ou acreditar nelas, para não ser vítima de golpes e fraudes.

Golpe da Havan

Imagem: rafapress / shutterstock.com

A publicação em questão circulou intensamente no Facebook e Instagram, porém, apresenta inúmeras características típicas de boatos, tais como:

  • Falta de fontes confiáveis;
  • Linguagem alarmista;
  • Inexistência de qualquer notícia sobre o assunto em meios de comunicação respeitados.

Logo, ao investigar o caso, descobrimos que se trata de uma falsidade. Primeiro, é importante salientar que não existe nenhum anúncio oficial das lojas Havan, tampouco um comunicado do Procon acerca dessa suposta promoção. Além disso, no passado já houve uma história similar envolvendo a venda promocional de celulares iPhone por condenação do Procon, que também foi desmentida.

Suposto anúncio de Luciano Hang

A publicação acompanha um vídeo que supostamente mostra o empresário Luciano Hang falando sobre a promoção. O qual na verdade se trata de um trecho de uma entrevista que ele concedeu ao Flow Podcast, em 2021. O áudio então foi editado com inteligência artificial e em nenhum momento menciona o Procon ou qualquer oferta induzida pelo órgão regulador.

Veja também:

Semana de quatro dias de trabalho: quais os impactos para os empregados e empregadores?

Partindo para a conclusão, tudo indica que se trata de um golpe. Ao tentar adquirir o eletrodoméstico com o preço ofertado, a pessoa além de não receber o produto, corre o risco de ter dados bancários e pessoais roubados. Portanto, é fundamental sempre desconfiar de promoções muito abaixo do mercado e evitar fornecer informações pessoais em sites.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Rondônia

Acidente fatal na BR-364 em Ji-Paraná: Motorista perde a vida após colisão com carreta. Detalhes aqui.

Cacoal

Um jovem enfrentou um acidente grave na tarde deste domingo na Rodovia 208, nas proximidades da pitoresca Lagoa Azul, em Cacoal.

Cacoal

Acidente trágico em Cacoal resulta na morte de Leonilton Gomes de Souza, eletricista de 40 anos, após colisão com carreta.

Cacoal

Casal de idosos envolve-se em acidente de carro em Cacoal após confusão nos pedais.

Publicidade