Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Quais os riscos dos produtos utilizados durante trote universitário em RO; quatro pessoas foram hospitalizadas

quais-os-riscos-dos-produtos-utilizados-durante-trote-universitario-em-ro;-quatro-pessoas-foram-hospitalizadas

🔎Especialistas ouvidos pelo g1 revelaram que a mistura dessas substâncias podem causar intoxicação, queimaduras graves e até atingir o sistema nervoso central do ser humano. Confira abaixo:

Calouros tiveram contaminação nos olhos após contato com produto tóxico durante trote universitário em RO — Foto: Reprodução

Os jovens foram expostos a uma mistura de substâncias tóxicas de uso veterinário, incluindo um produto indicado para tratar ‘bicheiras’ em animais de grande porte, como bovinos. A outra substância é um desinfetante para instalações rurais.

De acordo com a médica veterinária Jéssica Gimaque, o produto conhecido como “lepecid” é um spray ativo composto por gases e pela substância química clorpirifós, que atua como inseticida.

O spray é utilizado em bovinos no controle de larvas de moscas que se alojam na pele do animal. Geralmente, em uma única dose já causa efeitos contra os parasitas.

Bovino com bicheira na barriga sendo tratado com ‘lepecid’, produto que foi utilizado em trote universitário na cidade de Cacoal (RO) — Foto: Reprodução/youtube

“O lepecid deve ser utilizado com máscaras e roupas de proteção, para evitar o contato direto. O uso incorreto desse produto pode causar desde irritações na pele até intoxicações graves, existindo a possibilidade de ser fatal”, explica.

A veterinária ressalta que, embora os estudantes tenham sofrido apenas lesões leves, como irritações na pele, nos olhos e náuseas, essa substância poderia ter causado danos sistêmicos permanentes.

O outro produto utilizado na “mistura” feita pelos estudantes durante o trote foi a creolina, um desinfetante industrial, geralmente usado para limpezas pesadas em ambientes externos de instalações rurais, como granjas, aviários, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões.

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.

De acordo com o professor de engenharia química do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Rafael Nascimento, a composição do produto inclui substâncias como cresóis, fenóis, hidrocarbonetos e emulsificantes saponáceos.

O desinfetante é de uso restrito ao ambiente, e não deve entrar em contato direto com animais ou seres humanos. É necessário se proteger com máscaras e luvas durante o manuseio.

O engenheiro químico alerta que misturar aleatoriamente substâncias químicas é altamente arriscado e contraindicado, porque pode causar reações químicas explosivas ou produzir substâncias tóxicas que prejudicam a saúde de quem está manuseando ou até de pessoas próximas.

“No caso do Lepecid e Creolina, a própria bula dos produtos proíbe a mistura com outras substancias e/ou medicamentos e produtos de higiene. É um risco muito grande”, explica

Dependendo do tempo de exposição, da quantidade de substâncias e das reações químicas que acontecem, o contato dessas misturas com a pele pode provocar queimaduras graves, manchas, alergias, náuseas, irritação das vias respiratórias e até desmaios.

Segundo a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISQ) da creolina e do Lepecid, exposições prolongadas podem prejudicar o sistema nervoso central, rins e fígado. Se essas substâncias forem usadas em concentrações muito altas, podem até causar queimaduras severas.

O trote

Estudantes chegaram ao hospital com náuseas, pele e os olhos tingidos por uma mistura azulada — Foto: Reprodução

Todos os estudantes receberam alta no mesmo dia. Porém, três deles precisaram iniciar um acompanhamento com um médico oftalmologista.

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.

Em nota, o Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal, onde os estudantes envolvidos estão matriculados, informou que está ciente do incidente ocorrido durante o trote universitário e está iniciando um processo administrativo para investigar a situação e tomar as medidas necessárias de acordo com o regulamento da instituição.

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Economia

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o governo está comprometido com o arcabouço fiscal...

Economia

A autonomia orçamentária do Banco Central (BC), prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023 que tramita no Senado, promove uma espécie de...

Economia

Cinco jovens brasileiros escolhidos em um processo seletivo vão representar o Brasil nas trocas de experiência, discussões e construção das propostas que serão apresentadas...

Economia

Gerar produtos e serviços que sejam aliados à conservação e regeneração da biodiversidade é o princípio da bioeconomia, um modelo econômico que ganha cada...

Publicidade